domingo, 30 de dezembro de 2012

RETROSPECTIVA: Melhores Álbuns Nacionais de 2012

MELHORES ÁLBUNS DE 2012: NACIONAL
Neste ano tivemos no mundo da música muitas surpresas, muitas reinvenções, algumas previsibilidades (como de costume), mas em suma foi um ano de grandes somas para todas as partes e subdivisões da música. E como não poderia faltar, temos a lista dos melhores álbuns de 2012, categoria nacional.

10° O Terno - "66"

A banda O Terno é o melhor exemplo que o rock independente do Brasil pode ser criativo e aplaudível. Além de terem um dos melhores clipes do ano. O Terno se projeta como uma das revelações do ano, com o álbum "66", que varia entre versos corridos e ritmos convidativos para ficar muito doido na balada indie.

Ouça: "66""Modão de Pinheiros"



 Gaby Amarantos - "Treme"

Não poderíamos falar sobre brega sem citar ela, que esteve em todos os palcos do Brasil esse ano, e narrou até a abertura de uma das novelas de maior sucesso do ano. Gaby Amarantos, faz jus ao movimento que é encabeçado por Banda Calypso, Bonde da Estonda, Banda Uó e Amarantos, só que com um toque de "diva" que nós gostamos tanto.

Ouça: "Xirley""Ex Mai Love"



 Thiago Pethit - "Estrela Decadente"

Mesmo abandonado o estilo folk que carregava, Thiago Pethit acertou em seu último disco "Estrela Decadente", que traz ótimas faixas tanto em português quanto em inglês. Com clima intimista, Thiago trás o mundo pré 80's a tona, com direito até Twiggy (ícone da moda dos anos 60) estrelando um dos clipes.

Ouça: "Perto do Fim"



7 ° Rita Lee - "Reza" 

A presença das figurinhas carimbadas em 2012 foi constante, e não poderia faltar nossa rainha do rock, Rita Lee. A bonita lançou o "Reza", que trouxe um bom começo de desfecho para sua carreira que evidentemente está se acabando, como tudo que é bom. E a música que batiza o disco apenas foi um dos maiores sucessos nacionais do ano.

Ouça: "Reza""Eu To Um Lixo" 



 Banda Uó - "Motel"

Como concluir 2012, sem mencionar o tecno-brega? E por isso a banda mais hot thing do ano, a Banda Uó, é o disco que consagra o movimento que mexeu com os esqueletos dos brasileiros. "Não sou seu Jorge, nem Alcione, não tem nem comparação", é o que diz uma das músicas do disco, mas o que podemos completar é que eles são tão icônicos quanto. E suas músicas depravadas e de ritmo envolvente, sim, são dignas de melhores do ano. 

Ouça: "Búzios do Coração""Shake de Amor"


5° Capital Inicial - "Saturno"

Quem diria que o "Dark Side Of The Moon", do Pink Floyd, ainda daria 'pano pra manga"!? Mas o último álbum do Capital Inicial provou que era possível sim, trazendo o bom e classudo rock nacional. Com influências evidentes, como a do Pink Floyd e eu até diria a auto-influência, "Saturno" é como uma continuação do que a banda vem fazendo. Um disco que nasceu clássico. 




 Gal Costa - "Recanto" 

"Recanto", de Gal Costa, foi lançado tão no fim de 2011, que nem tivemos oportunidade de lista-lo ano passado. Mas para não dizerem que não falei em recanto. Temos aqui mais uma obra prima, que tem a assinatura em todos os refrões de ninguém menos que Caetano Veloso. Porém, nem só por Caetano é que "Recanto" chegou a nossa lista. Já que Gal está em ótima forma, assumindo sua experiência e tirando o máximo proveito desse advento. 

Ouça: "Neguinho",  "Segunda"    



 Tulipa Ruiz - "Tudo Tanto"

Depois de ser listada como uma das pérolas da música brasileira mesmo estando no primeiro disco, Tulipa Ruiz não para e traz "Tudo Tanto", tão bom quanto seu exaltado "Efêmera", só que com um gostinho todo especial de segundo disco, que como já sabemos é incomparável. 


 Silva - "Claridão"

Se teve um artista brasileiro que cresceu aos olhos do público esse ano foi Lúcio da Silva Souza, vulgo Silva, que já tinha lançado o "Silva EP", já adiantando o que viria pela frente. E nesse ano fomos contemplados por um dos melhores álbuns do ano, tão rebuscado quanto leve. 

Ouça: "A Visita""Cansei"


Caetano Veloso - "Abraço"

O abraço de Caetano Veloso é o disco que veio aquecer a música popular brasileira, já que Caetano não nos ensinou a esquece-lo. E por mais que o cantor de "Sozinho", esteja no auge de sua sétima década de vida, ele trouxe para seu disco elementos tão contemporâneos quanto o funk, mas sem perder a classe e o conteúdo enxuto que é marca de Caetano. 

Um comentário: